Juliano Camargo faz análise e identifica alternativas por melhores gestões em clubes do Brasil
- 31/10/2023
- 0 Comentário(s)
Com vasta experiência no mercado, executivo ressalta a importância de aperfeiçoamento dos profissionais que lidam com o dia a dia dos times
Profissional com anos de trabalho em cargos de gestão, Juliano Camargo conhece muito bem as peculiaridades do funcionamento dos clubes dentro do território brasileiro. Graças a experiência adquirida após passagens por equipes como Sampaio Corrêa, Criciúma, Ceará e tantas outras.
No entanto, o executivo de futebol sabe também das constantes transformações pelas quais passam neste meio. Exigindo assim uma melhor qualificação dos seus profissionais, como o próprio explica.
- Sempre foi fundamental a busca pela capacitação, busca de conhecimento. Então eu não vejo de outra forma. Você tem que estar em busca sempre da excelência e só tem uma maneira que é se capacitando, né? Então hoje o futebol brasileiro melhorou muito nesse aspecto e existe a CBF Academy e como outros cursos também de capacitação, que são fundamentais para todo profissional. Acho que hoje, sem dúvida nenhuma, pela concorrência no mercado de trabalho, cada vez mais precisa se capacitar - opinou.
Muitos estrangeiros chegaram ao futebol canarinho para trabalhar e, com isso, sentem diariamente as dificuldades ao lidar com suas respectivas equipes. Porém, essa não é uma prática comum apenas para quem veio de fora e é algo que também está relacionado ao cotidiano dos profissionais brasileiros.
- As peculiaridades do futebol brasileiro não são apenas para o estrangeiro que tem essa dificuldade de adaptação, nós próprios brasileiros também temos essa dificuldade. Cada região do Brasil tem a sua cultura, então eu acho que é um desafio não só para o estrangeiro, mas para o próprio profissional brasileiro também. Cada região tem a sua cultura e isso é um desafio para todo profissional, independente se é estrangeiro ou brasileiro - afirmou.
Por fim, Juliano Camargo destaca também quais pontos do futebol nacional exigem mais daqueles que lidam com as gestões de clube.
- Eu acho que é criatividade, proatividade e responsabilidade. Acho que um profissional com essas características, pode fazer uma gestão boa, leve, de dia a dia, ao atingir os objetivos. Eu acho que essas características são importantes também para adaptação, pois cada lugar tem a sua peculiaridade, mas eu acredito que essas características são importantes para se adaptar e atingir os objetivos do clube - disse antes de completar.
- A nossa logística é um dos pontos principais que a gente precisa ajustar. Acho que essa é uma questão importante que a gente tem que estar atento. Por ser um país de tamanho continental, a logística em muitos jogos pelo calendário, bem apertado, com jogos duas vezes por semana, faz com que a logística na gestão de arena seja muito importante - concluiu.