Executivo de futebol, Alex Lima analisa importância da qualificação dos profissionais
- 11/09/2023
- 0 Comentário(s)
Na visão do dirigente, a capacitação é algo crucial pela organização dos clubes mirando os melhores resultados
Cenário cada vez mais competitivo e que exige profissionais cada vez mais capacitados em busca das melhores performances. Assim também caminha no Brasil o esporte mais popular do mundo visando a profissionalização dos seus envolvidos.
Visão esta compartilhada pelo executivo de futebol, Alex Lima, dono de vasta experiência no meio, e que vê apenas pontos positivos na qualificação daqueles que lidam diretamente com o mundo da bola.
- Na minha opinião isso (qualificação do profissional) é muito importante e necessário, pois todos os dias o futebol muda e se moderniza e, assim, o profissional precisa estar atualizado com todas essas mudanças. Então eu vejo isso como um princípio de muita importância para a melhoria e desempenho do clube - afirmou.
Melhorias essas que podem beneficiar tanto profissionais vindos de fora como exigir novos aprendizados dos brasileiros, algo que o dirigente verifica no atual cenário encontrado pelos treinadores no país.
- Hoje o futebol, principalmente o brasileiro, se espelha muito na Europa, e então se abriram as portas para treinadores estrangeiros no nosso país. Querendo ou não está mais fácil a adaptação desses profissionais no nosso futebol, mas penso que não precisamos ir buscar fora quando temos excelentes profissionais atuando aqui. O que penso é que os técnicos brasileiros precisam ser mais valorizados - explicou.
Na gestão dos clubes, a capacitação é também necessária. Sendo assim, Alex Lima ressalta a importância de o profissionalismo prevalecer no trato do dia a dia visando uma melhor condução das agremiações.
- Hoje temos grandes profissionais capacitados para gerir os clubes de futebol, porém alguns presidentes estatutários, que assumem um clube por "amor", podem acabar atrapalhando o desempenho e na maioria das vezes as conquistas que o clube possa a vir ter. Alguns desses presidentes colocam pessoas para gerir o clube por amizade e não por profissionalismo e quando os resultados não são conquistados acontecem as cobranças, que são classificadas no geral em cima dos verdadeiros profissionais, e isso termina atrapalhando o desempenho do executivo e gerente de futebol - concluiu.
#Compartilhe