PIB brasileiro cresce no primeiro trimestre, em meio à expectativa de desaceleração anual

  • 02/06/2023
  • 0 Comentário(s)

PIB brasileiro cresce no primeiro trimestre, em meio à expectativa de desaceleração anual

Avanço da economia nos primeiros meses do ano veio acima do esperado pelo mercado


Depois dos últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em março revelarem que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 2,9% no último ano, a expectativa do mercado financeiro é de que o desempenho em 2023 seja mais modesto.

No entanto, o crescimento neste primeiro trimestre veio acima das expectativas do mercado e o IBGE confirmou um avanço de 1,9% logo nos três primeiros meses do ano. Para 2023, é esperado que o ritmo não seja igual ao do ano passado. Segundo as projeções do Boletim Focus - relatório semanal do Banco Central - o PIB brasileiro ao final de 2023 será de 1,26%.

Nos números finais de 2022, o Brasil havia encerrado o ano com um PIB nominal de R$ 9,9 trilhões, transformando-o na 12ª maior economia do mundo, atrás de grandes potências como Estados Unidos, China, Alemanha e Japão, que lideram o ranking, mas com desempenho anual melhor do que os norte-americanos, japoneses e alemães. Apesar disso, o crescimento não foi suficiente para que o país conseguisse expandir da mesma forma que a média global, que ficou em 3,2%.

Boa parte da desaceleração prevista para este ano passa pela continuidade dos juros mais elevados e das incertezas políticas e econômicas que o país vive neste momento em um primeiro ano de mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O cenário pode ser ainda pior caso as projeções da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) se confirmem.

De acordo com o órgão, a economia brasileira irá subir 1,0% ao final de 2023, muito abaixo do que foi projetado pela OCDE como a média global, de 2,6%.

As projeções divulgadas da organização no seu relatório trimestral, revelam que nem mesmo a melhora no ambiente inflacionário em todo o mundo fará com que a economia global mantenha o seu ritmo de crescimento nos mesmos patamares do ano passado.

Na plataforma da Estoa, empresa especializada no mercado financeiro, economia e em pesquisas multi-setoriais, você poderá conferir todas as atualizações dos principais indicadores econômicos brasileiros por meio da página de notícias, que diariamente é abastecida com uma série de conteúdos atualizados.

Desempenho trimestral

Antes dos dados deste primeiro trimestre, as estimativas do Itaú apontavam que o crescimento da economia brasileira giraria em torno de 1,4%, uma melhora em relação às últimas projeções (na casa dos 1,2%). O destaque, segundo o Itaú, seria o setor de agropecuária, que tem apresentado bons números neste ano.

Porém, a aceleração foi ainda mais consolidada neste trimestre. O avanço de 1,9% representa a maior alta no período de três meses desde o quarto trimestre de 2020, quando a economia avançou 3,4%. No comparativo com o 1T22, o PIB cresceu 4,0%.

Além disso, a agropecuária foi de longe a maior responsável pelo desempenho da economia, com um crescimento de 21,6% entre janeiro e março deste ano, a maior desde 1996. Segundo o IBGE, o setor representa cerca de 8% da economia do país.

Neste primeiro semestre, a tendência é de que a economia apresente resultados mais consolidados, no entanto, o cenário do meio para o final do ano pode ser de contração. Na visão dos especialistas consultados pelo Itaú - ainda que leves - a economia sofrerá cortes no segundo semestre.

Para você conseguir acompanhar todas as atualizações do IBGE a respeito do Produto Interno Bruto brasileiro e ficar por dentro das datas que os próximos resultados sairão, basta acessar a plataforma da Estoa e conferir o calendário econômico.

Por lá, você será abastecido com as principais datas dos ambientes econômico, político e financeiro, ficando de olho em atualizações sobre inflação, temporada de balanços e dividendos, por exemplo.

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Erro gostoso

Simone Mendes

top2
2. Desejo imortal

Gusttavo Lima

top3
3. Narcisista

Maiara e Maraísa

top4
4. Solteiro forçado

Ana Castela

top5
5. Pátio do posto

Zé Neto e Cristiano

top6
6. Nosso quadro

Agroplay, Ana Castela

top7
7. Eu não previ

Traia Véia, Murilo Huff

top8
8. Leão

Marilia Mendonça

top9
9. Canudinho

Gusttavo Lima, Ana Castela

top10
10. Milionário

Guilherme e Benuto, Wesley Safadão


Anunciantes