GP São Paulo de F1 coleta e dará destino correto a 500 litros de óleo lubrificante usado

  • 18/11/2022
  • 0 Comentário(s)

GP São Paulo de F1 coleta e dará destino correto a 500 litros de óleo lubrificante usado

Resíduo coletado pela Lwart Soluções Ambientais passará pelo processo de rerrefino e voltará para a cadeia em forma de óleo básico de alta performance

O óleo lubrificante usado ou contaminado, conhecido como OLUC, é um resíduo perigoso presente em motores industriais e de veículos automotores, como carros motos e ônibus, que deve ser separado e gerenciado de forma adequada. A legislação brasileira* determina que todo OLUC deve ser coletado e destinado para a reciclagem, por meio do rerrefino, e proíbe taxativamente o uso do resíduo como combustível, destinação para queima ou para quaisquer outros fins.


Para se ter uma ideia, segundo a AMBIOLUC, entidade que representa o setor, um único litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Além disso, para cada 10 litros queimados são gerados 20 gramas de metais pesados, segundo dados da Cetesb.

Quem liderou esse projeto no GP São Paulo de F1 foi a Lwart Soluções Ambientais, empresa 100% brasileira que atua na transformação de resíduos comerciais e industriais. “A etapa de São Paulo da maior categoria do automobilismo foi responsável por disseminar para o mundo a mensagem de que o óleo lubrificante usado só deve ter um destino, o rerrefino”, afirma Marcelo Murad, diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais.

Com isso, o GP São Paulo de Fórmula 1 recebeu o Certificado de Destinação Final, emitido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natura e Biocombustíveis – ANP, documento de valor legal que assegura a conformidade com as normas ambientais e que comprova legalmente que o GP fez o descarte ambientalmente responsável do volume coletado.

Uma vez coletado e devidamente armazenado, o resíduo foi transportado por um caminhão específico para esse tipo de transporte e levado à fábrica da Lwart localizada em Lençóis Paulista/SP, uma das plantas mais modernas do mundo para rerrefino de óleo lubrificante usado.

*Resolução Conama n. 362/2005 recepcionada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n. 12.305/2010) e regulamento (Decreto Federal n. 7.404/2010)

Resoluções da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) n. 19 e 20, ambas de 2009 e Lei do Petróleo (Lei n. 9.478/1997).

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Erro gostoso

Simone Mendes

top2
2. Desejo imortal

Gusttavo Lima

top3
3. Narcisista

Maiara e Maraísa

top4
4. Solteiro forçado

Ana Castela

top5
5. Pátio do posto

Zé Neto e Cristiano

top6
6. Nosso quadro

Agroplay, Ana Castela

top7
7. Eu não previ

Traia Véia, Murilo Huff

top8
8. Leão

Marilia Mendonça

top9
9. Canudinho

Gusttavo Lima, Ana Castela

top10
10. Milionário

Guilherme e Benuto, Wesley Safadão


Anunciantes