Centro Acadêmico do curso de Medicina da (FAM), em parceria com a ONG "Médicos Nas Ruas", oferece atendimento médico para pessoas em vulnerabilidade social

  • 23/05/2022
  • 0 Comentário(s)

Centro Acadêmico do curso de Medicina da (FAM), em parceria com a ONG "Médicos Nas Ruas", oferece atendimento médico para pessoas em vulnerabilidade social

No último sábado (21 maio), o Pátio do Colégio, na região Central de São Paulo, se transformou em uma sala de pronto atendimento. A ONG “Médicos nas Ruas” e os estudantes do curso de Medicina da FAM (Centro Universitário das Américas) se reuniram para prestar atendimento médico aos moradores de rua.


Ter um atendimento médico adequado nem sempre é a realidade de muitos brasileiros. De acordo com o Ministério da Saúde, o SUS é o único sistema de saúde pública do mundo que atende mais de 190 milhões de pessoas - 80% delas dependem, exclusivamente, dos serviços públicos para qualquer atendimento de saúde.

Mas existe aquela parcela da população que, em situação de vulnerabilidade social, precisa que a saúde vá ao seu encontro provendo-lhe o cuidado necessário.

"Essa parceria do Centro Acadêmico de Medicina, com a participação dos alunos do curso em conjunto com a ONG Médicos nas Ruas, é uma forma de oferecer atenção para pessoas que vivendo em situação de vulnerabilidade precisam de cuidado e atenção", afirma Rodrigo Varotti, coordenador do curso de medicina da FAM.

“Eu adoro fazer parte desse projeto, é meu terceiro evento, a gente junta o útil ao agradável, eu amo medicina. Foi através da ONG que eu conheci o trabalho voluntário. Sempre quis fazer e eles me abraçaram. A população de rua não é vista pelas pessoas, até mesmo dentro de uma UBS, eles já me relataram que não recebem um atendimento adequado, percebem um olhar de preconceito e com a gente eles se sentem acolhidos e vistos. É algo muito importante para o ser humano, afirma Bruna Santos, (25), estudante do 10 período de Medicina da FAM.

Para a médica e preceptora da FAM, Thisbe Vidal, (40), o projeto é de extrema importância, pois o dever do médico é global. “Nós temos que prestar atendimento ao paciente em todos os lugares: no consultório, hospital. Mas tem paciente na rua que também precisa de atendimento à saúde. E o dever que nós médicos temos que cumprir”.

A ação teve duração de duas horas e muitas pessoas foram atendidas, inclusive crianças. Muitos casos respiratórios por causa do frio.

Priscila Cursi, (30), pediatra, e uma das médicas voluntárias da ONG “Médicos nas Ruas”, está no projeto há um ano.

“Para mim é um privilégio fazer parte dessa ação. A gente os enxerga com outro olhar. É como um deles me disse na primeira vez que estive aqui: vocês nos enxergam como gente. Aquilo tocou meu coração de um jeito. Porque a gente faz um acolhimento, uma conversa. É pouco, mas para eles é muito. Tudo que conseguimos de medicação é doado. Mas não conseguimos fazer um acompanhamento. Se tem alguma emergência chamamos a ambulância.”

É a primeira vez da aluna Karen Arezes, (28), do curso de medicina da FAM. Ela se mostra empolgada de poder ajudar as pessoas de alguma forma.

“Ajuda quebrar a barreira, o atendimento tem que ser para todos, estou muito feliz em participar”.

A ação acontece duas vezes por mês, mas já atende a outros estados como: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

*Sobre o Médicos nas Ruas *

A ONG “Médico nas Ruas” surgiu no final de 2015 e foi idealizada pelo médico neurologista, Dr. Mário Guimarães, hoje contando com a participação de outros profissionais e alunos que aderiram ao seu engajamento nesta nobre missão.

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Erro gostoso

Simone Mendes

top2
2. Desejo imortal

Gusttavo Lima

top3
3. Narcisista

Maiara e Maraísa

top4
4. Solteiro forçado

Ana Castela

top5
5. Pátio do posto

Zé Neto e Cristiano

top6
6. Nosso quadro

Agroplay, Ana Castela

top7
7. Eu não previ

Traia Véia, Murilo Huff

top8
8. Leão

Marilia Mendonça

top9
9. Canudinho

Gusttavo Lima, Ana Castela

top10
10. Milionário

Guilherme e Benuto, Wesley Safadão


Anunciantes