Em fevereiro, Funceb exibe na TVE seis filmes contemplados no Prêmio de Exibição Audiovisual

  • 17/02/2022
  • 0 Comentário(s)

Em fevereiro, Funceb exibe na TVE seis filmes contemplados no Prêmio de Exibição Audiovisual

Produções audiovisuais foram contempladas pelo Programa Aldir Blanc Bahia e estarão disponíveis na TVE aberta ou através do site

A Fundação Cultural do Estado da Bahia exibirá, durante o mês de fevereiro, seis produções audiovisuais contempladas do Prêmio de Exibição Audiovisual (Programa Aldir Blanc) na TV Educativa da Bahia. A exibição é fruto de parceria entre a Funceb e o Irdeb (Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia), por meio da Diretoria de Audiovisual (Dimas/Funceb).
A premiação contemplou 18 curta-metragens, 25 longa-metragens, 10 séries e 7 telefilmes, totalizando 60 produções. O público poderá acompanhar a programação da TV Educativa na TV aberta ou no site.
Confira a programação de fevereiro:
A Chave (2ª temporada)
Quando: segunda a sexta-feira, às 18h
Sinopse: Fundamentais nas formações sociais e profissionais, os professores são os protagonistas da segunda temporada de A Chave, série que aborda o universo da educação no Brasil. A Chave 2ª temporada acompanha, a cada episódio, a trajetória de educadores, em diferentes localidades, e retrata os desafios, escolhas, e rotina dos docentes. São 15 episódios e mais de 30 histórias que vão da educação indígena à diversidade de gênero, além de abordar a reinserção de presidiários e os desafios da educação rural.
Depois da Chuva
Quando: 5 de fevereiro (sábado), às 22h30
Sinopse: De inspiração autobiográfica, o roteiro de Cláudio Marques traz Caio (Pedro Maia), um adolescente de espírito libertário que vive seu despertar político e amoroso no momento em que a população brasileira experimenta a euforia do término da ditadura e a esperança de assumir as rédeas do país. A trama procura trazer a atmosfera dos anos 80, marcados pelo começo da epidemia da Aids, pela força do punk-rock e pela ameaça de uma guerra nuclear. Junto à tensão política, esses elementos compõem o pano de fundo dessa narrativa, que apresenta experiências atemporais da juventude, sendo capaz de dialogar com os mais variados públicos
Água de Meninos - A feira do Cinema Novo
Quando: 12 de fevereiro (sábado), às 22h30
Sinopse: Retratar costumes da sociedade soteropolitana ligados à feira livre, fazer uma retrospectiva dos últimos 50 anos do maior mercado a céu aberto da Bahia e conduzir o espectador numa narrativa histórica, revelando a luta do feirante em imagens. Estes são alguns objetivos do documentário Água de Meninos – A Feira do Cinema Novo, da cineasta e roteirista Fabíola Aquino, que conta com participação especial do ator Antonio Pitanga. 
Trampolim do Forte
Quando: 19 de fevereiro (sábado), às 22h30
Sinopse: A praia do Porto da Barra é o cenário do encontro de meninos que saltam de pedras para mergulhar no mar. Enquanto trabalham nas ruas, são convidados a aceitar tarefas ilegais e convivem com uma dura realidade.
Poesia Azeviche
Quando: 25 de fevereiro (sexta-feira), às 20h
Quando: Símbolo de resistência e luta do povo negro, há 41 anos os blocos Afros arrastam milhares de pessoas pelas ruas de Salvador, preenchendo o carnaval baiano de cores, dança, vozes e batuques: sua marca registrada. O documentário de curta metragem, retrata esse contexto histórico, através das memórias de compositores dos blocos-afros tradicionais da Bahia da década de 70 aos anos 90. Estes artistas, letristas de importantes blocos como Ilê Aiyê (1974), Malê Debalê (1978), Olodum (1979), Araketu ( 1980), Muzenza (1981) e Os Negões (1982), escreveram composições que foram de fundamental importância para a valorização da cultura negra no estado, no Pais e no Mundo.
Guitarra Baiana, a voz do Carnaval
Quando: 26 de fevereiro (sábado), às 22h30
Sinopse: Realizado em 2015, apresenta a história do desenvolvimento do instrumento genuinamente baiano, que nasceu das mãos de Dodô e Osmar com o nome originário “pau elétrico”, intercalando registros históricos com depoimentos de artistas como Caetano Veloso, Moraes Moreira, Armandinho Macedo e Aroldo Macedo. No filme também é citada a importância dos instrumentistas Missinho, Luiz Caldas, Júlio Caldas, Morotó Slim, Maestro Fred Dantas, Maestro Spok, o professor Paulo Miguez, o radialista Perfilino Neto, o luthier Elifas Santana, Jackson Dantas, Durval Lélys, Lito Nascimento e Fred Menendez.
Onde: TVE (TV aberta) ou site www.irdeb.ba.gov.br/tveonline

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Erro gostoso

Simone Mendes

top2
2. Desejo imortal

Gusttavo Lima

top3
3. Narcisista

Maiara e Maraísa

top4
4. Solteiro forçado

Ana Castela

top5
5. Pátio do posto

Zé Neto e Cristiano

top6
6. Nosso quadro

Agroplay, Ana Castela

top7
7. Eu não previ

Traia Véia, Murilo Huff

top8
8. Leão

Marilia Mendonça

top9
9. Canudinho

Gusttavo Lima, Ana Castela

top10
10. Milionário

Guilherme e Benuto, Wesley Safadão


Anunciantes