Setembro Amarelo: O suicídio na terceira idade

  • 27/09/2021
  • 0 Comentário(s)

Setembro Amarelo: O suicídio na terceira idade

No calendário, setembro foi o mês escolhido para a campanha de Prevenção ao Suicídio, com o objetivo de conscientizar a população sobre o assunto.

A campanha começou nos EUA, quando Mike Emme, um jovem de 17 anos, tirou a própria vida. Mike tinha uma habilidade fantástica e na época restaurou um Mustang modelo 68, pintando-o de amarelo. Por conta desse acontecimento, a cor amarela foi escolhida como símbolo de luta contra o suicídio.
O assunto é delicado, mas não pode ser visto como um tabu, é preciso falar sobre e saber como prevenir.
Existe uma camada da sociedade que já passou da juventude, viveu várias fases da vida; e quando chegam na chamada “Melhor Idade”, ao invés de aproveitar, o ciclo é interrompido.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 1.200 pessoas com 60 anos ou mais morrem a cada ano em decorrência de suicídio.
Uma das patologias que acomete o idoso é a depressão. De acordo com o Instituto de Psiquiatria Paulista, a doença atinge até 15% dessa população, e muitas vezes vem disfarçada ou compreendida pelo próprio idoso ou seus familiares como: “coisa da velhice”.
Shirlei Lizak Zolfan, psicóloga e professora da FAM (Centro Universitário das Américas), dá alguns exemplos de comportamentos suicidas:
- Na maioria das vezes se mostram mais contidos e mais tristes;
- Começam a se “despedir” das pessoas queridas, verbalmente ou presenteando-as com objetos particulares, de valores sentimentais;
Segundo a psicóloga, tem aqueles que são considerados “suicidas passivo-crônicos” que vão deixando de se alimentar, de tomar a medicação e até provocam quedas, é o chamado suicídio lento.
Na terceira idade o suicídio está relacionado a uma perspectiva de dor ou incapacitação, bem como, algumas dificuldades de acesso à saúde, a falta de recursos financeiros, solidão e o abandono.
“Para prevenir é importante que ele continue ativo, no convívio de seus amigos e familiares. Escutar o idoso e entender sua história vai ajudá-lo na retomada das atividades que, em algum momento, foram fonte de alegria e de prazer”, afirma Shirlei.
O envelhecimento populacional é um fenômeno que tem ocorrido em escala global. A sociedade, especialmente a família precisa rever seus conceitos em relação a envelhecer. O idoso passa uma vida inteira cuidando e chega a uma fase que ele precisa ser o personagem principal.

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Erro gostoso

Simone Mendes

top2
2. Desejo imortal

Gusttavo Lima

top3
3. Narcisista

Maiara e Maraísa

top4
4. Solteiro forçado

Ana Castela

top5
5. Pátio do posto

Zé Neto e Cristiano

top6
6. Nosso quadro

Agroplay, Ana Castela

top7
7. Eu não previ

Traia Véia, Murilo Huff

top8
8. Leão

Marilia Mendonça

top9
9. Canudinho

Gusttavo Lima, Ana Castela

top10
10. Milionário

Guilherme e Benuto, Wesley Safadão


Anunciantes