Saiba mais sobre a lesão que tirou Rodri da temporada do Manchester City

  • 25/09/2024
  • 0 Comentário(s)

Saiba mais sobre a lesão que tirou Rodri da temporada do Manchester City

Volante sofreu uma contusão de ligamento cruzado anterior no joelho direito durante jogo contra o Arsenal

No primeiro tempo do clássico contra o Arsenal, o volante do Manchester City, Rodri, sentiu dores no joelho direito após uma disputa de espaço com Partey. O jogador espanhol foi substituído e, após a realização de exames, foi constatada uma lesão de ligamento cruzado anterior, que provavelmente o deixará de fora da temporada.

“A lesão de ligamento cruzado é uma ruptura ligamentar, comum em esportes que envolvem rápidas mudanças de direção, como o futebol, e exige um grande tempo de recuperação. Ela tende a acontecer após uma entorse no joelho, no momento em que o corpo roda com o pé que está fixo ao chão”, explica Gustavo Filoco de Rezende, fisioterapeuta esportivo associado à SONAFE Brasil - Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e Atividade Física.

“Na lesão de LCA, o joelho afetado geralmente é o de apoio. Quando estamos falando desse problema, é sempre importante olhar também para as questões individuais para compreendê-lo melhor. Observar a saúde do jogador, sua alimentação, sono e saúde mental, e como está seu calendário pelo clube e seleção, são alguns aspectos que ajudam a entender melhor essa lesão”, completa Flávia Magalhães, médica do esporte com 20 anos de atuação no futebol.

Rodri é hoje um dos jogadores mais fundamentais do Manchester City, sempre alcançando um mínimo de 46 jogos por temporada desde que chegou ao elenco. Desde a temporada passada, o City teve apenas 1 derrota em 52 jogos com Rodri em campo. Sem ele, o número cresce para 4 derrotas em 13 jogos. O clube ainda não se pronunciou sobre o assunto, porém, lesões do tipo costumam ter um período de 6 a 10 meses de recuperação.

De acordo com os especialistas, o tratamento geralmente começa pela cirurgia, para reconstruir o ligamento com o enxerto de tendão. Após o procedimento, eles focam em controlar a dor e o edema. E, então, trabalham no ganho de mobilidade articular, força muscular, treino de marcha e controle sensório motor, que envolve condições neurais e coordenativas.

“Depois que ocorre a lesão é importante iniciar os trabalhos de forma precoce, tentando preservar ao máximo a extensão e a flexão do joelho para o procedimento cirúrgico, visando uma melhor resposta pós-operatória. O trabalho segue etapas de analgesia e passa por trabalhos para manter a amplitude do movimento. Depois, evolui-se para a resistência de força e até chegar no mínimo de assimetria entre os membros”, detalha a médica Flávia Magalhães. 


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Erro gostoso

Simone Mendes

top2
2. Desejo imortal

Gusttavo Lima

top3
3. Narcisista

Maiara e Maraísa

top4
4. Solteiro forçado

Ana Castela

top5
5. Pátio do posto

Zé Neto e Cristiano

top6
6. Nosso quadro

Agroplay, Ana Castela

top7
7. Eu não previ

Traia Véia, Murilo Huff

top8
8. Leão

Marilia Mendonça

top9
9. Canudinho

Gusttavo Lima, Ana Castela

top10
10. Milionário

Guilherme e Benuto, Wesley Safadão


Anunciantes