Referências em Educação Física exploram novos horizontes e inovam com métodos próprios de treinamento
- 03/05/2024
- 0 Comentário(s)
Rafael Lund, Kenji Takahashi e Tavicco Moscatello criam suas próprias metodologias para aprimorar profissionais e beneficiar alunos
Em meio à expansão do mercado fitness no Brasil, três profissionais se destacam não apenas por sua expertise, mas também por abordagens inovadoras no treinamento. Rafael Lund, Kenji Takahashi e Tavicco Moscatello utilizam a bagagem e conhecimento construídos ao longo de suas carreiras para desenvolver métodos próprios, alcançando resultados notáveis tanto para profissionais quanto para praticantes da área.
Rafael Lund, mestre em Ciências do Desporto e personal trainer de celebridades como Deborah Secco, Flávia Alessandra e Juliana Paes, é o criador do “Método Lund”, que tem como objetivo capacitar e qualificar personal trainers, combinando evidências científicas com quase duas décadas de experiência profissional.
“Basicamente, o desenvolvimento do método se dá em três pilares. O primeiro pilar é o que temos de ciência a respeito do treinamento. O segundo é entender o público que eu trabalho, quais são as capacidades, as habilidades e as necessidades desse público. E isso o que chamamos de prática baseada em evidência. Já o último pilar é a nossa expertise em campo. Através disso, a gente consegue entregar o objetivo que cada pessoa quer, mas sem deixar de trabalhar as necessidades dela, que muitas vezes ela nem sabe que precisa”, explica Lund.
Kenji Takahashi desenvolveu o “Método Super Core”, que visa modificar a abordagem dos profissionais na prescrição de exercícios para os alunos. Com mais de 25 anos de experiência como personal trainer e pós-graduação em treinamento físico, essa metodologia enfatiza a inclusão de exercícios corretivos específicos de forma simples e acessível.
“Nossa principal diferença é fazer com que o profissional tenha um olhar mais clínico nas prescrições. Na prática coletiva ou personalizada, sempre inserir exercícios corretivos específicos para cada aluno, de forma extremamente simples, para que cada um os execute em qualquer lugar, inclusive nos treinos”, destaca Kenji.
Tavicco Moscatello, também professor pós-graduado em treinamento físico, desenvolveu o “Functional Circuit”, um método focado nos exercícios dos alunos. Esse modelo de treino funcional engloba todas as habilidades e capacidades humanas por meio de circuitos curtos e médios, com alto gasto energético, especialmente voltados para a perda de peso dos praticantes.
“Esse método traz como vantagem uma grande otimização do tempo-benefício. Ele tem um investimento de tempo menor que os modelos tradicionais de treinamento para ter uma resposta muito maximizada. Como essa metodologia é multimodal, de treinamento funcional, você trabalha várias capacidades motoras podendo envolvê-las na mesma sessão. Então isso faz com que você tenha uma resposta de atingir todas as capacidades bimotoras que são indispensáveis para a manutenção da saúde, melhoria do condicionamento físico geral ou específico para uma modalidade que o indivíduo venha a praticar”, ressalta Tavicco.
Lund, Kenji e Tavicco são presenças confirmadas no Connection 2024, principal evento de treinamento funcional do Brasil. O evento será realizado em Santos, no Clube de Regatas Vasco da Gama, Ponta da Praia, entre os dias 31 de maio e 2 de junho, e contará com ciclos de palestras e cursos ministrados por especialistas e figuras renomadas no mundo fitness e na saúde física. As inscrições podem ser realizadas neste link: https://connection.funcionalink.com.br/
#Compartilhe