Baianos estreiam com vitória no ITF BT 200 de Feira de Santana (BA)
- 27/01/2024
- 0 Comentário(s)
Sábado é dia de oitavas e quartas de final a partir das 10h na academia Smash
Os baianos largaram bem, nesta sexta-feira, na chave principal do ITF BT 200 de Feira de Santana (BA) que é o primeiro torneio do circuito mundial da Federação Internacional de Tênis em solo baiano. O evento distribui US$ 15 mil em premiação total e oferece 230 pontos no ranking para os campeões. O torneio tem parceria com a SUDESB e a SETRE - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia.
Julia Pedra e sua parceira Carla Levita passaram por Julia Sobrinho e Veronica Luciana por 6/4 6/0: "Foi ótimo, no início demoramos um pouco para entender o jogo mas no segundo já tínhamos ajustado tudo e o jogo fluiu . Foco nas oitavas amanhã contra as cabeças de chave 3", disse Pedra. A dupla agora enfrenta a parceira terceira favorita da espanhola Eva Palos e da italiana Giulia Trippa.
Mariana Frugoni, outra baiana, e a pernambucana Débora Amaro passaram por Ana Santos e Giovanna Pedrini por 6/2 6/7 (7/3) 10/6 e vão encarar Isabela Garrido e Mariana Peracini. Dandhara Sena e Beatriz Luna, ambas baianas, passaram por Ramayana Leite e Jade Hirata por 6/2 4/6 10/1 e encaram as cabeças de chave 8, a paulistana radicada em Maceió (AL), Agatha Wanderley e a catarinense Fernanda Firmo.
"Fizemos uma excelente partida contra uma dupla brasileira que joga super bem e já corre o circuito internacional em grandes torneios. Tentamos colocar um ritmo acelerado nos pontos, fomos agressivas quando tivemos oportunidade e soubemos fazer grandes defesas em momentos importantes. Meu entrosamento na quadra com Débora é muito bom, a gente se completa e se entende muito bem, o que é excelente no jogo", disse Frugoni.
Após passar o quali, o experiente Eduardo Catharino Gordilho e o parceiro também baiano Lucas Nogueira derrotaram Felipe Poffo e Deo Filho por 6/3 6/2. A dupla baiana que passou o quali conquista os primeiros pontos no ranking mundial e vai enfrentar os cabeças de chave 4, o italiano Doriano Beccaccioli e o gaúcho Fabrício Neis. Duda tem história no tênis juvenil, por pouco não derrotou Gustavo Kuerten em 1993 no tradicional Bahia Juniors Cup, em Salvador, na categoria 16 anos: "Tão deixando os velhinhos chegarem viu (risos). Foi bom o jogo, animado, torcida a favor, muito legal, vamos para a próxima", disse Duda.
A dupla do baiano Paulo Kienby e Carlos Junior, que passou o quali, derrotou Nelson Stroppa e Ilias Sakkas por 6/1 6/3 e desafiam a dupla do número 1 do mundo, o italiano Mattia spoto e do espanhol Antomi Ramos, bicampeão mundial, que derrotou o argentino Nicolas Simioni e o brasileiro Gabriel Santarelli por um duplo 6/3.
A surpresa do dia ficou por conta da vitória da campeã mundial juvenil e número 2 do mundo na categoria, Isabela Sousa, de 16 anos, e a equatoriana Maria Quintana. Elas passaram sobre a dupla ex-número 1 do mundo de Samantha Barijan e Joana Cortez, cabeças de chave 4, por 1/6 7/6 (7/4) 10/8 e encaram a portuguesa Mata Magalhães e a brasileira Juliana Carvalho.
Os últimos jogos do primeiro dia terminaram nas quatro quadras cobertas por conta das fortes chuvas em Feira de Santana.
O sábado marca o segundo dia da chave principal com jogos de oitavas de final a partir das 10h e quartas de final a partir do meio da tarde com os semifinalistas sendo definidos. O dia decisivo é o domingo (28) com as semis e finais. A competição conta ao todo com 250 atletas de todo o país além da Itália, Espanha, Portugal, Argentina e Equador.
Em paralelo ao torneio profissional ocorre o torneio amador nas categorias A, B, C e D, além dos veteranos e juvenis.
O evento tem parceria com a SUDESB e a SETRE - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia e conta com as chancelas da Federação Internacional de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis e Federação Bahiana de Tênis.
#Compartilhe