Suécia rejeita críticas por resposta ao novo coronavírus

  • 03/04/2020
  • 0 Comentário(s)

Suécia rejeita críticas por resposta ao novo coronavírus

A Suécia rejeitou as críticas por sua resposta, considerada pouco efetiva, diante do surto do novo coronavírus, que já tem 6.000 casos e 333 mortos no país.


“Não, não é uma situação normal na Suécia”, disse a ministra da Saúde, Lena Hallengren, à imprensa internacional esta semana.

A Suécia, com um dos sistemas de bem-estar social mais elogiados do mundo, tem sido acusada nas últimas semanas, tanto fora como dentro do país, de colocar em risco a vida dos seus cidadãos por não tomar medidas mais contundentes para frear a propagação da COVID-19.

Diferentemente de outros países europeus, a Suécia não decretou confinamento e se limitou a fazer recomendações aos seus cidadãos para que cada um “assuma sua responsabilidade” e sigam as ordens.

Hallengren, que se reuniu com a imprensa internacional junto à vice-primeira-ministra Isabella Lovin e a chanceler Ann Linde, ressaltou que a Suécia adotou uma série de medidas e está preparada para adotar mais se for necessário.
As pessoas de mais de 70 anos e os grupos de risco receberam ordens de evitar o contato com outras pessoas, e as instituições de educação superior têm a recomendação de realizar as classes à distância.

Também adotou medidas econômicas para reduzir o custo das licenças médicas, recomendou o teletrabalho e o isolamento ao menor sintoma do novo coronavírus.

Porém, os restaurantes e as escolas primárias continuam abertas, e o centro de Estocolmo, mesmo com menos pessoas do que o habitual, está longe de ser uma cidade fantasma.

Entre as medidas mais estritas, encontra-se a proibição das reuniões com mais de 50 pessoas e as visitas aos lares dos idosos.

“Cada um é responsável por seu próprio bem-estar, dos seus vizinhos e de sua própria comunidade. Isso se aplica em uma situação normal e se aplica em tempos de crise”, disse Linde, que insistiu que a confiança é a base da estratégia sueca.

No entanto, nem todos pensam igual. Marcus Carlsson, um matemático da Universidade de Lund, acusou as autoridades de estarem fazendo uma “roleta russa com a população”, em um vídeo publicado no YouTube, citado por jornais como o The Guardian.

Um estudo publicado na última semana na revista médica The Lancet, intitulado “COVID-19: Aprendendo com a experiência”, dizia que “agora, a resposta lenta de países como o Reino Unido, Estados Unidos e a Suécia”.
Fonte:Istoé

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Erro gostoso

Simone Mendes

top2
2. Desejo imortal

Gusttavo Lima

top3
3. Narcisista

Maiara e Maraísa

top4
4. Solteiro forçado

Ana Castela

top5
5. Pátio do posto

Zé Neto e Cristiano

top6
6. Nosso quadro

Agroplay, Ana Castela

top7
7. Eu não previ

Traia Véia, Murilo Huff

top8
8. Leão

Marilia Mendonça

top9
9. Canudinho

Gusttavo Lima, Ana Castela

top10
10. Milionário

Guilherme e Benuto, Wesley Safadão


Anunciantes