Hacker nos jogos eletrônicos: Advogada dá dicas de segurança digital

Hacker nos jogos eletrônicos: Advogada dá dicas de segurança digital

O ideal, sempre, antes de adquirir qualquer item dentro de uma plataforma é pesquisar sobre aquele jogo



Com o intuito de fazer com que jogadores do Spiner: Phantom’s Resolution realizasse o download de um programa malicioso malware, recentemente diversos hackers fizeram uso da plataforma comercial Steam para cometer a prática.

Tais arquivos não estavam baixados diretamente na plataforma Steam, sendo necessário o acesso ao site oficial do jogo. Em análise do caso, a advogada Layla Rodrigues especialista em jogos eletrônicos e direito digital recomenda que: “O ideal, sempre, antes de adquirir qualquer item dentro de uma plataforma é pesquisar sobre aquele jogo. Isso porque primeiramente você entenderá adequadamente sobre o conteúdo do jogo e, ao pesquisar, você verificará se aquele conteúdo é ou não uma armadilha para coleta de dados, de informações ou ainda de hackeamento do seu aparelho. Lembrando que alguns sistemas não visam buscar somente seus dados, mas “escravizar” seu aparelho para que ele execute atividades em benefício de terceiros”. 

Através de um processo de investigação foi comprovado que há sim arquivos e falhas de segurança no Windows que direcionam diretamente para o download de malware. Como estratégia, os hackers estavam usando a plataforma Steam para gerar mais confiança. “Recomendo que com frequências você cheque a segurança do seu aparelho, utilizando programas específicos para verificação da saúde do aparelho. Seguidamente, é muito importante estar conectado com as notícias que circulam dentro do mercado de jogos, isso permite se atualizar sobre casos de fraude e estelionato, bem como sobre atualizações em termos de uso de jogos que utiliza. Por fim, o ideal é nunca, em hipótese alguma, se sujeitar a aquisição de hacks ou cheats que normalmente estão carregados de malware”.

“Caso seja vítima de algo deste tipo, o ideal é primeiramente acionar de forma administrativa a plataforma que disponibiliza o jogo. Isso porque muitas vezes esta informação permite que outras pessoas não sejam prejudicadas. Ainda quando em contato com a empresa da plataforma, solicitar os dados para que possa acionar a publicadora/desenvolvedora do jogo ou seus malfeitores. Ainda, realizar um boletim de ocorrência é fundamental para se proteger de consequências futuras com o vazamento de dados e outros. Por fim, acionamento judicial, cível e criminal contra os malfeitores de forma a levar a termo uma indenização contra eles”

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem