Atividades esportivas e impacto no aprendizado

Atividades esportivas e impacto no aprendizado

Michele Fernandes é coordenadora de Educação Física e do Núcleo de Atividades Complementares do Colégio Marista Goiânia



A prática de atividade esportiva ajuda no desempenho acadêmico bem como na saúde mental, física, emocional e espiritual, pois as diversas modalidades exigem do aluno estratégias, raciocínio rápido, tomada de decisão, pensamento crítico, resolução de problemas e conflitos, além de desenvolver o aprendizado escolar.
 

Outro fator importante a ser observado é a disciplina e organização que a prática traz, pois, a rotina de treinos ensina a administrar o tempo, ajudando os alunos a equilibrar estudos e atividades extracurriculares.
 

E o que dizer do trabalho em equipe? Com ele o senso de colaboração melhora devido a interação social dentro da escola, tornando os alunos mais participativos e engajados em atividades em grupo.
 

Os estudantes aprendem também com a prática esportiva a resiliência: lidar com derrotas e vitórias o que ajuda no seu desenvolvimento diante dos desafios acadêmicos.
 

Já os benefícios voltados para a saúde mental são muitos, como por exemplo, a redução do estresse e ansiedade, autoconfiança, socialização, promovem o senso de pertencimento, reduzindo sentimentos de isolamento, além de expressão emocional, autoconhecimento, empatia, sensação de realização.
 

Além das questões comportamentais e de aprendizado, temos ainda muitos benefícios para a saúde física, pois as atividades esportivas fortalecem o sistema cardiovascular, aumentam a resistência muscular, melhoram a coordenação motora, além de reduzir o risco de obesidade, diabetes tipo 2 e hipertensão.
 

Para os menores, possibilita o desenvolvimento cognitivo, por meio de movimentos como saltos, corridas e passes aprimoram habilidades fundamentais, além de flexibilidade e equilíbrio, consciência corporal, mobilidade, alongamento.
 

Portanto, as práticas esportivas são essenciais para uma educação mais completa e equilibrada. Além de aprimorar o desempenho acadêmico, essas atividades promovem um desenvolvimento integral dos alunos, fortalecendo tanto a saúde física quanto a mental. Assim, unir essas práticas ao ambiente escolar pode ser uma estratégia eficiente para melhorar o bem-estar e o rendimento dos estudantes.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem